Discurso de Elevador - Blog e Consultoria Online DDE Comunicação

Fale conosco - 41 92412944 / 21 982055883 discursodeelevador@ddecomunica.com

O maior medo do mundo!

Vocês sabem qual o maior medo do mundo? Aquele que persegue a maior parte das pessoas durante os seus dias e é capaz de tirar noites de sono da maior parte da população mundial? Bom, se você chutou coisas como terrorismo, doenças, fome ou até mesmo a morte, errou. O medo que assola mais pessoas ao redor do mundo é o medo de falar em público!
Você pode até estar duvidando de mim, mas pense bem. Quem nunca sentiu um frio na espinha quando precisava falar com um grande número de pessoas? Eu aposto todas as minhas fichas que, em algum ponto da sua vida escolar, você fez de tudo para não ser o aluno do grupo que apresentaria o trabalho na frente da classe. Se te colocassem, de repente, em cima de um palco para explicar algo para mais de cinquenta pessoas, você não ficaria ao menos nem um pouco intimidado?
O medo de ser julgado por cada uma daquelas pessoas pode destruir a autoconfiança de qualquer um que não esteja preparado para se apresentar na frente de um grupo maior de espectadores. O famoso “medo de palco” nada mais é do que uma variação desse temor, expandido para não apenas falar como também ser observado por todo mundo. É, no fim, como eu disse no começo do parágrafo, a ideia de ser julgado que aterroriza quem sofre desse mal. É claro que existem as pessoas que tem medo e aqueles que sofrem da fobia (glossofobia), que é muito mais séria e precisa de acompanhamento. Mas se você não faz parte desses casos extremos, existem certos truques que podem ajudar na hora de “confrontar a multidão”.
A primeira dica e, na opinião de muitos, a mais básica é: esteja preparado! Saber o que você vai falar de forma que consiga continuar de qualquer ponto caso seja interrompido é um fator essencial para aumentar a autoestima antes mesmo de ficar de frente com quem irá te ouvir. A confiança em si mesmo e no seu discurso ajudará a te acalmar e deixará a sua voz mais firme, passando uma credibilidade que, às vezes, assusta até mesmo quem está falando.

Se você fica muito nervoso quando sabe que você vai falar em público, talvez beber um copo de água um pouco antes seja uma ideia. Existem muitas pessoas que ficam nervosas ao ponto de tremerem e/ou passarem mal antes de uma apresentação, a pressão sobe até a estratosfera e o indivíduo é incapaz de se controlar na hora de falar. Um bom e velho copo d’água pode ajudar a resolver esse problema e acalmar os ânimos elevados da pessoa.

Essa pode parecer até piada, mas respire da forma correta. Seguindo a dica de cima, muita gente chega a desmaiar porque, com o nervosismo, ela esquece de respirar adequadamente. Utilize-se do velho truque para quando está nervoso. Inspire e expire lentamente dez vezes para regular o oxigenação do cérebro e mantenha a sua respiração sob controle durante a sua apresentação. Vai evitar que fique sem fôlego ou que comece a hiperventilar, sem contar que assim você não desmaia no meio do seu discurso.

Essas, obviamente, são dicas mais simples que não precisam de nenhuma técnica para serem aplicadas, mas não as únicas. Muito menos são solucionar o problema de todos que sofrem desse medo super comum. Então aqui vai uma dica para conseguir mais dicas:
Agora dia 28/10, no Rio de Janeiro, durante o Polo de Pensamento Contemporâneo, a repórter e esportista Dani Monteiro vai dar um curso sobre como superar todos os medos de grandes públicos e ainda dar um show “ao vivo”. Para quem estiver pelo Rio nesse fim de semana, é uma parada obrigatória para aprender a superar todos os seus temores de falar em público.
Mais informações no link abaixo: 


http://www.polodepensamento.com.br/cursos/a-maior-onda/

 

Luiz Lindroth