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Os 5 Segredos

Os 5 maiores segredos para uma comunicação assertiva!

Quantas vezes você já ouviu alguém lhe dizer que teve a grande chance profissional mas não soube aproveitar a oportunidade?Quantas vezes você acreditava ter uma ótima idéia para vender mas que por algum motivo não conseguiu aquele momento perfeito para expor a sua idéia?

Estas chances aparecem a todo momento em qualquer lugar e quando se menos espera. E justamente para não desperdiçar essas ocasiões, estar preparado se tornou uma questão de sobrevivência no mercado! Independente se você está em um café, numa sala de reunião ou no que poderia ser o mais constrangedor dos lugares: um elevador!

Nos anos 80, o Estados Unidos vivia um grande crescimento no mercado capitalista, suas metrópolis ficavam cada vez mais populosas, prédios arranha céus tomavam conta dos grandes centros e as empresas cresciam em número e em funcionários. Neste momento, os empresários e seus discípulos procuravam desesperadamente por uma brecha, um momento oportuno de se destacarem naquele furacão do capitalismo americano. Foi quando o termo “Elevator Speech” – Discurso de Elevador – surgiu. Na busca de aumentar sua rede de networking e possibilidades de negócios, qualquer momento poderia e deveria ser aproveitado, até mesmo no espaço menos explorado no entanto talvez mais frequentado dos edifícios comerciais: o elevador!

Transformando momentos impróprios em conversas pertinentes, foi desenvolvida essa técnica que quando bem aplicada, prende a atenção do seu interlocutor em poucos segundos, cria uma curiosidade intensificada e propicia a primeira grande vitória em um mundo cheio de concorrência e possibilidades: a troca de cartões de visita! A sua porta de entrada está aberta! Dai em diante é só saber aproveitar a oportunidade que foi criada e fechar o negócio!

Esta técnica pode ser divida em 5 etapas básicas:

1) Tenha um quebra gelo que chame a atenção do seu público

Este é o momento em que se troca a informalidade por interatividade criativa. Saiba iniciar a conversa com um tópico interessante a quem estará ouvindo e pertinente ao seu negócio. Seja cordial, sorria, mas principalmente criativo. A informalidade por si só apenas quebrará o gelo mas você perderá momentos importantes da sua interação com banalidades se não souber guiar a interação a seu favor. E nunca subestime o poder de um simples “Bom dia”!

2) Saiba qual o foco da conversa

Tenha em mente diversos tópicos, todos relacionados a um único objetivo: vender a sua principal idéia ou projeto. Não tente dar todas informações ou vender todos seus serviços de uma só vez. Saiba qual o seu carro chefe e quais são as palavras chaves que despertarão o interesse de diversos grupos e pessoas das mais diversas áreas.

3) Conte uma história interessante

Tente sempre ilustrar seu discurso com um exemplos ilustrativos, claros, objetivos e memoráveis. Lembre-se de momentos em que você foi convencido por sentir-se próximo daquela história. Quanto mais próximo você trouxer o seu discurso da realidade do interlocutor, maiores serão as chances de ele se identificar com a sua idéia.

4) Utilize palavras simples e assertivas

Utilize palavras simples e assertivas: Um discurso claro e direto é muito mais propenso a prender a atenção e ganhar seu público do que termos técnicos e palavras robustas. A simplicidade em interações passa confiança e proximidade com o interlocutor, fazendo com que suas chances de sucesso naquela conversa aumentem.

5) Tenha sempre um cartão de visitas

O cartão de visita é a chave que permitirá aquela interação continuar em outro momento. Um bom discurso de elevador inicia-se em uma conversa informal mas provavelmente não terminará ali. Dê artifícios para prosseguir a conversa em outro momento onde o negócio poderá se concretizar.

Lembre-se:

Que um bom discurso de elevador só será bem sucedido caso sua interação posterior seja também direta e objetiva. É importante manter um padrão de discurso. Assim suas reuniões serão mais produtivas e seus resultados cada vez mais positivos!